Ambientes em alto mar e submarinos estão entre os mais exigentes em termos de condições possíveis para os lubrificantes utilizados na manutenção de diferentes equipamentos. Não há absolutamente nenhum espaço para falhas de desempenho, ainda mais quando se deve observar normas ambientais rigorosas exigidas nos termos das novas exigências da Vessel General Permit (VGP), que regula as descargas acidentais para o funcionamento normal dos navios comerciais superiores a 79 pés de comprimento e que funcionem como meio de transporte.

Isso é particularmente importante na lubrificação de cabos e umbilicais, que são rotineiramente usados ​​no campo por muitos anos. Os lubrificantes usados ​​nestes equipamentos devem funcionar de forma consistente por longos períodos, uma vez que a reaplicação no mar é extremamente desafiadora e o alto custo para substituir umbilicais corroídos ou danificados coloca um forte foco em garantir que os lubrificantes utilizados façam o seu trabalho.

inspection_repair (800x586)

Uma garantia total de que a nova geração de cabos de aço e lubrificantes umbilicais vão atendem ambas as exigências – operacionais e ecológicas – só pode ser obtida através de testes de campo da vida real – e é isso é que uma empresa líder em serviços submarinos vem realizando.

Com sede em Aberdeen, a Fugro Serviços Submarinos Ltd. atende a uma ampla gama de Clientes que operam no Mar do Norte, no Mediterrâneo e na África. Como parte do compromisso para implementar soluções ecologicamente corretas, sempre que possível mantendo o desempenho esperado por seus clientes , a empresa estava à procura de uma solução confiável para utilização em seus navios.

A Fugro opera uma frota diversificada de ROVs (Remotely Operated Vehicles) e navios que são utilizados em inúmeros projetos offshore, incluindo projetos de construção de submarinos, engenharia submarina, inspeção, reparação e manutenção de dutos e estruturas submarinas e abertura de valas na área de petróleo, gás e mercados renováveis. A base de clientes da Fugro inclui muitas das principais operadoras de petróleo e gás e das maiores empreiteiras submarinas do mundo.

irm1-83004-05400234

A empresa publicou um ensaio usando o BIOGEN WIRESHIELD da Rocol em ROVs, operando a partir de sua embarcação Grampian Surveyor por um período de três meses ao largo da costa da África Ocidental. O ensaio foi concebido para colocar o lubrificante através de seus ritmos em umbilicais nas águas mais profundas em operação (entre 1000 m e 3000 m) – muito mais profundas do que os 100 m ou 200 m de profundidade tipicamente encontrada no Mar do Norte.

20141128094035_Biogen Wireshield Ecolable

De acordo com o engenheiro de suporte técnico Andrew Morton da Fugro Subsea , os resultados do ensaio ofereceram as garantias que eles buscavam e deu-lhes a confiança para dar ao BIOGEN WIRESHIELD o status de produto aprovado.

Como um lubrificante aceitável para o ambiente (EAL), o BIOGEN WIRESHIELD foi desenvolvido pela ROCOL especificamente para corresponder à definição de biodegradável, de acordo com o método de teste OECD 306. Antes dos testes com clientes, testes de produtos já haviam demonstrado reação galvânica zero depois de 1000 horas de testes de pulverização de sal, além de estabilidade ao cisalhamento na presença de água com sal com pouca degradação.

“Usar um produto como o BIOGEN WIRESHIELD significa que somos capazes de estender a vida útil dos nossos umbilicais, e podemos evitar atrasos longos para reparo ou substituição, enquanto também respeitamos os ambientes em que atuamos”, disse Andrew Morton.

Fonte: https://www.rocol.com/articles/view/43